Pesquisas desenvolvidas no curso de Direito do campus Arcoverde são apresentadas

Pesquisas desenvolvidas no âmbito do Curso de Direito da Universidade de Pernambuco (UPE), campus Arcoverde, orientadas pelos professores Clarissa Marques e Fernando Cardoso, foram apresentadas no X Congresso Internacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Sociologia do Direito. O evento aconteceu na última semana, na UFPE e Unicap.

Os trabalhos que foram apresentados e/ou publicados nos Anais do evento foram:

 

  • A APROPRIAÇÃO DA NATUREZA PELO CAPITAL: O NEOLIBERALISMO E A EXPLORAÇÃO DA MINERAÇÃO NO BRASIL. Discente: Maria Luiza Rodrigues Dantas. Orientadora:Clarissa Marques.

 

  • “TRISTE, LOUCA OU MÁ”: NOTAS SOBRE A PRODUÇÃO SOBRE GÊNERO E LEI MARIA DA PENHA NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO, STRICTO SENSU EM DIREITO (2007-2018). Discente: Caio Emanuel Brasil Fortunato. Orientador: Fernando Cardoso.

 

  • PRINCÍPIO DA SEPARAÇÃO DOS PODERES EM MONTESQUIEU: RELEITURA OU CRISE? Discentes: Eduardo Marques Mendonça e Antônio Lopes de Almeida Neto;

 

  • POR UMA SEMÂNTICA-PRAGMÁTICA DOS ESTUDOS QUALITATIVOS NA PESQUISA JURÍDICA. Discente: Antônio Lopes de Almeida Neto. Orientador: Fernando Cardoso.

 

  • AS MÚLTIPLAS TEMPORALIDADES DA TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO E AS ESTRATÉGIAS DE EXPANSÃO DOS SISTEMAS ECONÔMICOS HEGEMÔNICOS: A EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA TransVERgente NO SERTÃO DE PERNAMBUCO. Egressa: Anne Gabriele Alves Guimarães.Orientadora: Clarissa Marques.

 

  • CRIMINALIZAÇÃO DA LGBTFOBIA: UMA LEITURA FILOSÓFICA DO CASO SOB A PERSPECTIVA DA LINGUAGEM BUTLERIANA. Docente: Discente: Maria Vitória Lima de Melo. Orientador: Fernando Cardoso.