Trabalho de professor da UPE propõe reestruturação na área administrativa das empresas

O professor Fagner José Coutinho de Melo, da Universidade de Pernambuco (UPE), campus Salgueiro, teve o artigo “The Standardizations of Administrative Process: a tool for Continuous Improvement in a Service Company" aceito para publicação no “BRAZILIAN JOURNAL OF OPERATIONS & PRODUCTION MANAGEMENT”.  O Journal é qualificado pelo QUALIS/CAPES na área de administração com score B3. O artigo foi realizado em parceria com os pesquisadores da UFPE.

O artigo tem por objetivo propor um sistema para a implementação da padronização dos processos e sua melhoria e otimização contínua na área administrativa das empresas. “Este sistema forneceu uma análise completa de indicadores de acompanhamento para cada atividade. Observou-se que, embora no modelo ideal possa ser implantado em todas as organizações, existe uma necessidade de adaptação em cada tipo de empresa”, diz o professor.

De acordo com o docente, o trabalho foi elaborado considerando as especificidades da empresa estudada e que o planejamento da implementação das mudanças necessárias foi realizada observando as particularidades da empresa.

Os resultados da pesquisa trazem várias implicações práticas no ambiente organizacional das empresas.  A pesquisa demonstra através do estudo de caso que, com uma reestruturação da empresa, é possível estruturar processos internos e processos externos, criando assim um fluxo mais rápido e preciso de informações entre departamentos e permitindo um gerenciamento enxuto.

Outra implicação prática observada é a criação, controle e monitoramento de indicadores para o alcance dos resultados dos processos projetados, bem como a avaliação desses processos que podem ser mantidos ou alterados de acordo com o planejamento estratégico da empresa.

A padronização dos processos aplicados em um caso real serve como modelo para gerentes e empresários. “Assim, este artigo contribui para o fortalecimento de estratégias dos conhecimentos voltados à padronização de processos administrativos e para a melhoria contínua da qualidade nos serviços das empresas de varejo”, conclui o professor.

 

Link do artigo: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2019.118985