UPE comemora 25 anos com solenidade

Os 25 anos da Universidade de Pernambuco (UPE) foram comemorados, na manhã de hoje (13/06), em solenidade no auditório Prof. Clélio Lemos da Faculdade de Ciências da Administração (Fcap) da instituição e contou com a presença da comunidade acadêmica e de convidados.

 

Para marcar o aniversário a Universidade promoveu uma programação especial. A abertura do evento foi feita pelo reitor da UPE, Prof. Pedro Falcão, que fez, em seu discurso, uma retrospectiva da instituição com seus avanços e conquistas, ressaltando a participação das pessoas que a compõem. “Nada disso poderia ter acontecido se não houvesse o empenho e a determinação de toda uma comunidade acadêmica: professores, técnicos administrativos e estudantes que fizeram, e fazem, parte de nossa universidade. As contribuições feitas por estas tantas pessoas têm, uma profunda influência sobre a história, a trajetória, a representatividade, e principalmente sobre o perfil, o que constitui na essência, as unidades da Universidade de Pernambuco”, destacou.

Em seguida a Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lúcia Melo, representando o Governador Paulo Câmara na ocasião, fez questão de destacar o olhar para o futuro e os desafios propostos para melhoria da instituição. “A dimensão da inovação está ganhando espaço na UPE, inclusive com a construção de um instituto de pesquisa no Parqtel – Parque de Eletroeletrônico e Tecnologias Associadas de Pernambuco”, ressaltou.

Após os discursos, aconteceu o descerramento da placa do Jubileu de Prata da UPE, alusiva a passagem dos seus 25 anos. Em seguida, foi realizada a obliteração do selo personalizado em homenagem ao aniversário da Universidade, comandada pelo presidente regional dos Correios em Pernambuco, Pedro Luiz Mota Soares.

A programação contou, ainda, com a entrega da réplica do painel “O Sol de Pernambuco”, desenvolvido pela artista plástica, Margot Monteiro, que ressalta a presença da UPE no Estado, que vai do litoral ao sertão, evidenciando a natureza vibrante que nos cerca, através de um desenho nítido e colorido da flora e fauna, percorrendo o território de leste a oeste, representando o sol como grande força propulsora de toda nossa natureza.

Receberam a réplica da obra a Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lúcia Melo, o ex-reitores da UPE, Prof. Emanuel Dias e Prof. Carlos Calado, a gestora executiva Pró-Tempore do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc/UPE), Profa. Izabel Avelar, e a diretora dos campi da UPE nas Matas Norte e Sul, Profa. Auxiliadora Campos. O ex-reitor da Universidade, Prof. Júlio Correia, não pode comparecer ao evento devido a problemas de saúde, mas que também receberá a réplica.

Na ocasião, também foi prestada uma homenagem aos servidores aposentados que contribuíram para o crescimento da Universidade, com a leitura nominal dos que se aposentaram no período de junho de 2015 a junho de 2016. A servidora aposentada, Eliane Gomes de Araújo, fez a leitura de um cordel representando os demais colegas.

A homenagem foi seguida pela certificação do professor livre-docente ao professor do campus da UPE em Petrolina, Rodrigo Cappato de Araújo, que também alcançou a promoção ao cargo de professor associado.

Na sequência, foi outorgado o título de professor emérito aos professores da UPE: Assunção Fernanda Magalhães da Costa, Roberto Alves dos Santos, Clara Maria Silvestre Monteiro de Freitas e Mariza Cisneiros da Costa Reis, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados para o desenvolvimento da Universidade.

Escolhido para falar em homenagem aos agraciados, o diretor do campus da UPE em Camaragibe, Prof. Emanuel Sávio, destacou a importância do título honorífico. “Ser professor emérito é ir além de dar aulas da disciplina para que foi contratado. É sonhar o grande sonho, é abrir caminhos para o futuro, é fazer algo mais. E, assim, vocês o fizeram”, falou.

Em agradecimento a outorga, o professor, agora emérito, Roberto Santos, fez uma fala em nome de todos os agraciados na solenidade agradecendo o reconhecimento da Universidade. “Não recebemos só a honraria, mas o privilégio de continuarmos servindo e contribuindo para o crescimento e desenvolvimento da nossa gloriosa Universidade de Pernambuco”, disse concluindo, assim, as formalidades.

O evento foi encerrado com o tradicional corte do bolo.